
World's longest wind turbine blade is put to the test
Imagine a tensão na sala de controle, pois a lâmina mais longa do mundo enfrentou seu primeiro teste estático - puxado com o peso de aproximadamente 16 elefantes africanos. Coordenando de perto com o centro de teste externo Blaest.
Cornelis van Beveren, Test Systems Lead Engineer, began planning the first static test for the world’s longest blade in September 2015 – preparing calculations, arranging equipment and closely coordinating with the external test center BLAEST.
=
Após meses de planejamento cuidadoso, todos esses preparativos se resumiram a alguns minutos críticos em julho. Diante do seu primeiro teste estático, o LM 88,4 P estava pronto para ser puxado com o peso de aproximadamente 16 elefantes africanos, para testar sua capacidade de suportar condições de vento extremas.
Cornelis descreveu a atmosfera na sala de controle no dia do teste, onde 2 representantes de Adwen, 9 colegas da LM Wind Power e 10 Blaest Crew membros assistiram ansiosamente o primeiro teste começar:
Cornelis described the atmosphere in the control room on the day of the test, where 2 representatives from Adwen, 9 colleagues from LM Wind Power and 10 BLAEST crew members anxiously watched the first test begin:
=
“Todo mundo ficou completamente silencioso. A sala de controle ao lado da raiz da lâmina transferiu até o menor som no concreto da plataforma de teste e você quase podia sentir a enorme tensão que foi colocada na lâmina! Esses minutos na sala de controle pareciam horas, enquanto eu segui a resposta da lâmina à carga, após dados em tempo real de 180 sensores.” |
A tensão na lâmina e entre os espectadores aumentou até atingir sua força de 100 %. Cornelis avaliou o comportamento da lâmina contra suas previsões, e foi quase uma combinação perfeita - um claro sucesso!
Não apenas o LM 88,4 P passou em seu primeiro teste, mas também concluiu os testes em tempo recorde.
The tension on the blade, and among the onlookers, increased until it reached its 100 percent pull. Cornelis evaluated the blade behavior against his predictions, and it was almost a perfect match – a clear success!
Test team pulls through in record time
Not only did the LM 88.4 P pass its first test, but it also completed the tests in record-breaking time.
=
A lâmina de teste LM 88,4 P chegou ao Blaest Test Center em Aalborg, na Dinamarca, em 1º de julho, após o transporte da fábrica piloto da LM Wind Power em Lunderskov. Quatro semanas depois, o teste estático foi concluído com sucesso.
"Para mim, os preparativos para o LM 88,4 p já estavam empolgantes no tamanho da lâmina e à aplicação de cargas em uma magnitude que nunca fizemos antes", disse Cornelis. “A estreita cooperação entre as equipes de teste da Blaest e LM Wind Power possibilitou completar todas as puxadas estáticas dentro de um prazo muito rápido.”
“For me the test preparations for the LM 88.4 P were already exciting due blade size and to the application of loads in a magnitude that we have never done before,” Cornelis said. “The close cooperation between the test teams of BLAEST and LM Wind Power made it possible to complete all the static pulls within a very speedy timeframe.”
testado para o longo curso
=
O LM 88.4 P provou que pode sobreviver a ventos extremos, mas pode resistir a 25 anos de operação no mar? Ao agitar a lâmina para cima e para baixo vários milhões de vezes nos próximos meses, o teste de fadiga visa descobrir.
Durante o resto deste ano, duas lâminas LM 88,4 P estão sendo testadas simultaneamente: uma no centro de teste Lunderskov da LM Wind Power e uma na instalação de teste Blaest. Este teste paralelo fornecerá resultados em 7 meses - obtendo certeza de que a lâmina atende aos requisitos de projeto na metade do tempo de teste usual.
Throughout the rest of this year, two LM 88.4 P blades are being tested simultaneously: one in LM Wind Power’s Lunderskov Test Center, and one in the BLAEST test facility. This parallel testing will provide results in 7 months – obtaining certainty that the blade meets design requirements in half the usual test time.
"A validação do design da lâmina por testes em escala completa é absolutamente necessária em um estágio inicial, porque uma vez que as lâminas são instaladas na turbina eólica, elas precisam ficar lá e operar por pelo menos 25 anos", disse Cornelis. “Ele pode ser comparado ao envio de um satélite para o espaço: depois que o foguete é lançado, não há como retornar.”
A lâmina de teste em Lunderskov teve um bom desempenho durante seu teste estático no início de setembro e foi preparado para testes de fadiga. Enquanto o teste de fadiga continua até o final do ano, seguido por um teste estático final pós-fadiga, os aspectos de design e produção do projeto LM 88,4 P estão chegando ao fim. Os representantes de Adwen inspecionaram e aceitaram todas as lâminas de protótipo em setembro, e o cliente expressou sua satisfação com a aparência estrutural e a qualidade do produto.
"Gostaria de agradecer a todas as equipes envolvidas pelo tempo e conhecimento que deram a este projeto estratégico de alto nível", disse Lukasz Cejrowski, gerente sênior de projeto de design e engenharia de produtos. “Nosso trabalho como uma equipe permitiu que a energia eólica do LM entregasse mais uma vez uma lâmina recorde mundial ao mercado de energia eólica.”
A lâmina mais longa do mundo
Testing LM 88.4 P
The world's longest blade is put to the test, to prove it can withstand 25 years of operation offshore.


