Centros de tecnologia Pule para o conteúdo principal
Offshore blades where it all began

Offshore blades where it all began

O primeiro parque eólico offshore do mundo em Vindeby, Dinamarca, será desmantelado em breve. Depois de correr por 25 anos e com uma capacidade menor que apenas uma turbina offshore hoje, Vindeby é, de muitas maneiras, um símbolo do desenvolvimento extraordinário da indústria eólica. As 11 turbinas eólicas, cada uma gerando energia de 450kW, foram alimentadas por lâminas LM 17 HHT, uma lâmina projetada para a terra e a arte da arte na época. Aqui está o que eles lembram sobre este projeto especial.

Søren Andersen and Jesper Månsson, both Senior Directors at LM Wind Power today, qualified the LM 17HHT blades back in the days. Here’s what they remember about this special project.

"Tivemos alguma discussão sobre se deveríamos mudar alguns dos componentes nas lâminas agora que eles iriam para o mar, mas no final, entregamos as lâminas exatamente como se fossem em terra", diz Jesper. Søren elabora: “Não há partes das lâminas que são particularmente expostas no exterior. A proteção da erosão da borda da ponta é importante, mas que se aplica a lâminas onshore também. E até hoje, na verdade, não há diferença técnica entre o design das lâminas de rotor offshore e onshore.” || 309

The design of the offshore and onshore blades may not differ, but the size and power generation has increased significantly. The blades installed in Vindeby in 1991 measured 17 meters. Today, LM Wind Power’s longest blade is  107 metros de comprimento.

Projetado para durar
= Quando perguntados se eles ficam surpresos que as lâminas duraram 25 anos, ambos balançam a cabeça. “As lâminas foram projetadas para 20 anos e sempre temos uma sólida margem de segurança incluída nos cálculos. Eles foram construídos para durar!”, Eles concordam. “Mas seria realmente interessante obter uma das lâminas e colocá -lo através de testes estáticos para ver quanto pode levar.”

Ao fornecer lâminas de rotor para o primeiro parque eólico offshore do mundo, a energia eólica da LM conquistando novas fronteiras; Algo que se repetiu várias vezes na história da empresa, principalmente no exterior. A indústria offshore começou com o pequeno projeto em Vindeby, mas levaria mais uma década para que a energia eólica da LM entregasse o próximo grande lote de lâminas offshore em 2001, desta vez para 'Middelgrunden' na costa de Copenhagen. Até então, as lâminas eram mais que o dobro do tamanho a 36,8 metros, alimentando 20 turbinas de 2MW. O parque eólico offshore de Middelgrunden foi durante anos o maior parque eólico offshore do mundo. E ainda construído para durar. Jupitervej 6